Força-Tarefa da ONU finaliza relatório sobre ODM 8

Ouvir /

Grupo foi criado em 2007 pelo secretário-geral para analizar cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio; meta tem como foco a Parceria Global para o Desenvolvimento.

Ban Ki-moon e Helen Clark na apresentação do relatório da Força-Tarefa sobre o ODM 8. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, divulgou esta sexta-feira o relatório da Força-Tarefa sobre o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, ODM 8.

Os especialistas analisaram o cumprimento de todas as metas que têm como foco a Parceria Global para o Desenvolvimento.

Avanços e Deficiências

Ban disse que criou o grupo em 2007 para que ele pudesse monitorar os progressos alcançados em relação aos ODMs. A Força-Tarefa inclui mais de 30 organizações e instituições como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, a Organização Mundial da Saúde, OMS e o Fundo para a Infância, Unicef.

O chefe da ONU explicou que o relatório avaliou avanços e deficiências em cinco áreas: assistência oficial para desenvolvimento, ODA, acesso a mercado e comércio, sustentabilidade da dívida, acesso a medicamentos essenciais e a novas tecnologias.

O documento diz que apesar dos ganhos obtidos em várias metas, os especialistas alertaram que várias deficiências continuam acentuando as vulnerabilidades dos países em desenvolvimento.

Segundo Ban, as análises feitas pela Força-Tarefa fornecem apoio vital nos esforços de ajuda para alcançar os objetivos do milênio.

Progressos

A chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, Helen Clark, afirmou que sem dúvida foram registrados importantes progressos no ODM 8.

Clark citou como exemplos avanços em relação ao alívio da dívida e ao acesso a novas tecnologias. Mas ela disse que em áreas como a de assistência oficial para desenvolvimento, ODA, e de acesso a mercados, apesar dos avanços muitas deficiências ainda permanecem.

Ela explicou que o nível de assistência aos países mais pobres não aumentou muito nos 15 anos das ODMs e desde 2013 ficou pouco acima dos US$ 130 bilhões de dólares.

O relatório reforça a necessidade de se fortalecer a parceria global para o desenvolvimento para que o mundo possa alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na nova agenda 2030.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031