Especialistas da ONU querem libertação de líder da oposição na Venezuela

Ouvir /

Grupo de trabalho sobre detenção arbitrária apelou ao governo venezuelano que libere imediatamente Leopoldo López; ele foi condenado a 13 anos de prisão pelos crimes de incitação pública, conspiração e destruição de propriedade pública.

Especialistas pedem a libertação do Leopoldo López. Foto: ONU/Martine Perret

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

Especialistas do grupo de trabalho da ONU sobre Detenção Arbitrária pediram ao governo da Venezuela que liberte imediatamente o líder da oposição Leopoldo López.

López, que é o coordenador nacional do partido "Vontade Popular" foi sentenciado a 13 anos e nove meses de cadeia em setembro do ano passado. Ele foi condenado pelos crimes de incitação pública, conspiração, destruição de propriedade pública e incêndio criminoso.

Irregularidades

O correlator do grupo de trabalho do Conselho de Direitos Humanos, Seong-Phil Hong, disse que a sentença foi anunciada depois de um julgamento que durou 19 meses. Hong afirmou que todo o processo ocorreu "a portas fechadas" e cercado por sérias irregularidades.

Ele mencionou que não foram divulgadas as bases das alegações contra López e que o líder oposicionista não teve direito a uma defesa adequada durante o julgamento.

Os especialistas querem que o governo venezuelano conceda ao coordenador político reparação integral, incluindo compensação moral e material, como também um pedido público de desculpas.

O grupo de trabalho apelou ainda às autoridades venezuelanas que considerem seu pedido de visita ao país, que terá como meta o fortalecimento do Estado de direito.

Leia Mais:

Ban se reúne com representantes da Colombia e Venezuela sobre fronteira

ONU, Colômbia e Venezuela discutem deportação de migrantes

FAO: comércio inter-regional pode ajudar América Latina e Caribe

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031