Enviado da ONU anuncia conversações sobre o Iémen na próxima semana

Pontos de discussão incluem resolução sobre a unificação, cessar-fogo e transição; ainda não foi anunciado local dos encontros previstos para a próxima semana.

Ismail Ould Cheikh Ahmed. Foto: ONU.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O enviado especial das Nações Unidas para o Iémen saudou o compromisso de participação do Governo, dos houthis e do Congresso Geral do Povo nas negociações de paz a terem lugar na próxima semana na região.

Em nota, Ismail Ould Cheikh Ahmed elogiou a decisão do presidente iemenita Abdrabuh Mansour Hadi e de outros intervenientes do país de tomar parte nas conversações a terem lugar em local e data a ser anunciados.

Fim da Violência

O apelo do enviado é que os representantes participem de forma construtiva e de boa-fé, reconhecendo a necessidade do fim da violência que “trouxe níveis intoleráveis de sofrimento ao povo do Iémen”.

A nota destaca como objetivo das próximas negociações a criação de um quadro para um acordo sobre a implementação da resolução 2216 do Conselho de Segurança. O documento reafirma o apoio para a unificação, a soberania, a independência e a integridade territorial do país.

Cessar-Fogo

As outras metas mencionadas pelo enviado são o alcance do cessar-fogo e a restauração de uma transição política pacífica.

Ould Cheikh Ahmed termina a nota a expressar gratidão pelo apoio dos Estados da região e à comunidade internacional pelos esforços de ajuda aos iemenitas na busca de uma saída para o conflito.

Leia Mais:

ONU condena ataques que mataram cerca de 30 pessoas no Iémen

Agências da ONU pedem ação urgente para conter o surto de pólio na Ucrânia

Iêmen: ONU pede acesso livre para ajuda humanitária

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031