Diálogo sobre a Líbia retoma nos próximos dois dias em Marrocos

Ouvir /

Mediador da ONU assegura que participantes não estão a deixar de fazer parte do processo; Bernardino León disse que a falta de confiança marca o processo para que se chegue a um acordo final.

Bernardino Léon. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O representante especial do secretário-geral para a Líbia disse esta quarta-feira que as Nações Unidas vão continuar a trabalhar para um acordo que respeite os princípios do consenso, da inclusão e do equilíbrio tal como o tem feito.

As declarações de Bernardino León foram feitas a jornalistas na cidade marroquina de Skhirat, ao anunciar nova pausa no diálogo.

Confiança e Flexibilidade

O mediador destacou que ainda falta confiança entre os intervenientes, o que em parte explica as dificuldades para chegar a um acordo final e para que haja maior flexibilidade.

Para o responsável, quanto mais próxima a possibilidade de um acordo final, mais serão observadas “posições difíceis”.

Pontos de Vista

Entre quinta-feira a sexta-feira, as partes envolvidas nas conversações regressam a Marrocos para “continuar as discussões e iniciar a troca de pontos de vista sobre o governo de unidade”.

León frisou que ninguém, incluindo a  ONU, poderá decidir pelos líbios e pelos parlamentos rivais do país. O diálogo envolve a Câmara dos Deputados, com sede na cidade de Tobruk, e o Congresso Nacional Geral de Tripoli.

Terrorismo

O responsável afirmou que a expectativa da comunidade internacional é que os líbios resolvam as suas diferenças por haver “terrorismo, máfias de migração, e vários problemas” que afetam o país e o mundo.

León acrescentou que os representantes das partes do processo não estavam a deixar de participar nas negociações, e que a esperança é que um acordo ainda seja alcançado até 20 de setembro.

Leia Mais:

Negociadores líbios chegam a consenso sobre parte do acordo

Parlamentos rivais líbios vão propor nomes para altos cargos no governo

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031