Cooperação Sul-Sul terá papel central na implementação da Agenda 2030

Ouvir /

Declaração foi feita pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em evento paralelo à Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Agricultores na Mongólia colhem cenouras como parte de um programa da FAO de Cooperação Sul-Sul entre a China e a Mongólia. Foto: FAO

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Em evento de alto nível sobre a Cooperação Sul-Sul, o secretário-geral da ONU afirmou que os países do sul se tornaram motores importantes do crescimento global.

Ban Ki-moon declarou ainda que a "Cooperação Sul-Sul terá um papel chave na implementação da agenda 2030 e na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".

Iniciativas

Ao lado do presidente da China, Ban disse que o país tirou milhões de pessoas da extrema pobreza e é uma liderança no progresso da Cooperação Sul-Sul.

Como "iniciativas notáveis", ele mencionou, entre outras, o Banco de Desenvolvimento dos Brics e o recém-anunciado Fundo Sul-Sul de Cooperação Climática.

O chefe da ONU afirmou ainda que ao implementar a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, será importante compartilhar amplamente as políticas e práticas eficazes usadas pela China e outras economias em rápido crescimento no sul global.

Desenvolvimento

Para o secretário-geral, todos os países em desenvolvimento, independente de seu tamanho ou nível de desenvolvimento, acumularam capacidades e experiências que podem ser compartilhadas.

Ele disse que a cooperação Sul-Sul no momento abrange muitas áreas, entre elas "comércio, transferências de recursos estrangeiros, financiamento de infraestrutura, remessas, investimento estrangeiro direto".

Outros setores seriam transferência de tecnologia, desenvolvimento de capacidade e integração regional.

Sistema da ONU

Ban também mencionou programas de desenvolvimento rural e agrícola e que alguns países estão buscando inovações institucionais em proteção social, principalmente em áreas de educação, saúde, segurança alimentar, emprego e redução da pobreza.

O secretário-geral afirmou que o sistema das Nações Unidas está trabalhando com países no sul global para promover aprendizado entre pares e está pronto para a ajudar todas as nações a alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Financiamento para o Desenvolvimento

Ban disse que a Agenda de Ação de Adis Abeba nota que a Cooperação Sul-Sul é um "importante elemento da cooperação internacional para o desenvolvimento como um complemento, não um substituto, à Cooperação Norte-Sul".

O secretário-geral falou de áreas onde acredita ser possível fortalecer o apoio da cooperação Sul-Sul para implementação da Agenda 2030. Entre as medidas, ele mencionou o compromisso para haver uma reunião anual de alto nível sobre esta cooperação enquanto se caminha para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Leia Mais:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Conheça os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031