Chefe de Direitos Humanos "chocado" com tratamento de refugiados

Ouvir /

Zeid Al Hussein citou ações insensíveis e, em alguns casos, ilegais das autoridades da Hungria; ele mencionou imagens da polícia jogando gás lacrimogêneo e usando canhões de água na região da fronteira com a Sérvia.

Refugiados e migrantes na Hungria. Foto: Acnur/ Mark Henley

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O alto comissário das Nações Unidas de Direitos Humanos, Zeid Al Hussein, afirmou esta quinta-feira que está chocado com o tratamento dado aos refugiados e migrantes na Hungria.

Zeid citou as "imagens de mulheres e crianças agredidas com gás lacrimogêneo e canhões de água em ações das autoridades húngaras na região da fronteira com a Sérvia".

Lei Internacional

O chefe de direitos humanos mencionou ainda medidas insensíveis e, em alguns casos, ilegais das autoridades que negaram a entrada, prenderam ou expulsaram os migrantes e refugiados.

Zeid criticou também o uso desproporcional de força, agressão a jornalistas e apreensão de material de vídeo. Ele explicou que algumas dessas ações representam uma clara violação da Lei internacional.

A Hungria construiu uma cerca na fronteira com a Sérvia e fechou vários postos de passagem entre os dois países. Além disso, o governo húngaro está falando também em construir cercas nas divisas com a Romênia e a Croácia.

Estilo de Vida

O primeiro-ministro da Hungria, Victor Orban, justificou as medidas dizendo que o governo estava defendendo "o estilo de vida" dos cidadãos húngaros, comparando com o estilo de vida dos muçulmanos.

Zeid "lamentou a visão xenófoba e contra os muçulmanos'contida no comunicado do governo.

Segundo o representante da ONU, "o pacote de medidas apresentado pela Hungria nesta terça-feira é incompatível com os compromissos de direitos humanos assumidos pelo país.

Zeid deixou claro que "essas medidas representam infrações inaceitáveis dos direitos humanos de refugiados e migrantes". Ele disse que "buscar asilo não é crime".

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031