Chefe da ONU destaca África ao citar planos para aprofundar parcerias

Ouvir /

Secretário-geral mencionou medidas para permitir mudanças na organização; áreas envolvidas incluem operações de paz; instalações da ONU no Sudão do Sul acolhem mais de 200 mil deslocados.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Mark Garten

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral das Nações Unidas destacou esta quarta-feira a União Africana, ao mencionar a necessidade de estabelecer parcerias mais profundas com organizações regionais.

Ban Ki-moon falava a jornalistas, em Nova Iorque, da sua proposta de medidas para promover mudanças fundamentais na ONU.

Mediação

As ações para essa transformação incluem dar ênfase urgente à prevenção de conflitos e mediação, além de medidas para melhorar a velocidade e a agilidade das operações de paz e missões políticas da organização.

No encontro que antecede o debate da 70ª Sessão da Assembleia Geral o destaque fora questões como a Cimeira de Desenvolvimento Sustentável e as alterações climáticas.

Na ocasião, Ban lembrou que divulgou na sexta-feira a sua avaliação sobre o futuro das operações de paz da ONU. As ações pretendem maximizar o seu impacto e a criação das bases para a transformação mais longo prazo.

Partes

Quanto aos conflitos no continente, Ban citou progressos na Líbia nas últimas semanas. Como destacou, o seu representante especial no país continua a pressionar às partes com vista à formação de um Governo de Consenso Nacional.

O chefe da ONU considera urgente “um quadro político urgente de medidas de segurança sustentáveis”.

Acordo de Paz

Quanto ao Sudão do Sul, o chefe da ONU lembrou que mais de 200 mil deslocados estão agora abrigados em instalações da operação de paz da ONU. Outros milhares precisam de assistência humanitária urgente.

O secretário-geral disse que todos os esforços devem agora concentrar-se na aplicação do novo acordo de paz, tendo exortado os líderes das partes em a defender os recentes compromissos assumidos para o fim do conflito.

Leia Mais:

Ban: Assembleia Geral começa em momento de “agitação e esperança”

70ª sessão da Assembleia Geral abre com grande expectativa

Ban elogia conquistas alcançadas pela 69ª sessão da Assembleia Geral

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031