Chefe da ONU conversa com premiê britânico sobre crise de refugiados

Ouvir /

Ban Ki-moon ligou para David Cameron e reforçou responsabilidade dos países europeus em responder à chegada de migrantes; secretário-geral destaca que ONU continua apoiando todas as ações nesse sentido.

David Cameron e Ban Ki-moon encontraram-se no ano passado. Foto: ONU/Kim Haughton

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O secretário-geral da ONU telefonou nesta quarta-feira para o primeiro-ministro do Reino Unido. Ban Ki-moon conversou com David Cameron sobre a crise de refugiados.

Essa conversa foi mais uma entre as várias ligações que Ban fez nos últimos dias aos líderes europeus. O chefe da ONU tem ressaltado a responsabilidade individual e coletiva dos países da Europa em "responder de forma humana e responsável à chegada dos refugiados e dos migrantes".

Direitos Humanos

Nas ligações para David Cameron e outros líderes, o secretário-geral garantiu que as Nações Unidas estão prontas, por meio de suas agências, para continuar apoiando esforços nesse sentido.

Na avaliação de Ban Ki-moon, a resposta a essa crise precisa ser eficiente e estar em linha com "os direitos humanos e os padrões humanitários", incluindo o direito que os refugiados têm de pedir asilo.

COI

O secretário-geral da ONU também elogiou a iniciativa do Comitê Olímpico Internacional, que vai doar US$ 2 milhões para programas de comitês olímpicos nacionais que têm os refugiados como foco.

O COI já tem várias parcerias com agências da ONU, principalmente com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur. Ban Ki-moon também destaca o "ótimo trabalho feito por entidades da sociedade civil", que prestam apoio e ajudam os refugiados.

Leia Mais:

Ban cita “responsabilidade coletiva” para ajudar migrantes na Europa

Acnur alerta que piora da situação na Síria aumenta desespero da população

Total de refugiados mortos em alto mar passa de 2,7 mil 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031