Chefe da ONU apresenta pontos de consenso de líderes antes da COP21

Ouvir /

Após reunião na organização, secretário-geral disse haver vasto apoio para um acordo durável; presidente francês Francois Hollande pediu aos países que apresentem  iniciativas climáticas antes da Cimeira do Clima de Paris.

Ban Ki-moon, Francois Hollande e Ollanta Humala Tasso do Peru. Foto: ONU/Evan Schneider

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral da Nações Unidas apresentou “pontos de convergência” entre líderes mundiais, ao defender que estes devem ser “transformados em ação concreta” para que se chegue a um acordo climático em Paris em dezembro.

Este domingo, Ban Ki-moon declarou que um futuro entendimento deve ser durável, significativo e aplicado a todos os países.

Alimentos

Em declarações a jornalistas após uma reunião com representantes de vários países, em Nova Iorque, Ban disse que eles discutiram mudanças climáticas, com foco na reflexão sobre a importância da agricultura e do desperdício de alimentos.

O secretário-geral afirmou que o assunto é pouco discutido quando se fala das alterações do clima.

Toneladas

De acordo com o chefe da ONU, mais de um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo vai para o lixo. Ban considera “vergonhoso” que seja perdida a quantidade equivalente a 1 mil milhão de toneladas, quando muitas pessoas sofrem de fome.

O responsável revelou que primeiro, os líderes concordaram que o Acordo de Paris deve dar uma visão global a longo prazo de um mundo livre da pobreza. Essas oportunidades serão criadas através das baixas emissões de carbono e de um futuro de clima resiliente.

Transformação

Outro consenso é que o entendimento deve ser um ponto de viragem que envie um sinal claro aos cidadãos e ao setor privado que a transformação da economia é inevitável, benéfica e que está a ocorrer.

Ban declarou que os líderes manifestaram amplo apoio a um acordo durável, que acelere os investimentos em energia limpa e estimule uma transformação global de baixo carbono antes do fim do século.

Como destacou, o processo deve ser consistente com a visão de um aumento da temperatura global de menos de 2 graus Celsius.

Visão

O secretário-geral disse que em terceiro lugar ações cooperativas, imediatas e concretas são necessárias para transformar a visão de longo prazo em realidade.

Ban fez as declarações ao lado do presidente francês, François Hollande, que destacou que nenhum dos líderes que esteve no encontro expressou reservas ou oposição para que se chegue a um acordo na capital francesa.

O líder francês destacou haver vontade de se manter o limite de 2 graus Celsius, ao pedir os países que não apresentaram as suas iniciativas climáticas a fazê-lo antes da COP 21.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031