Brasil vai receber visita da relatora da ONU sobre minorias

Ouvir /

Rita Izsák quer identificar desafios enfrentados por minorias étnicas, religiosas e linguísticas; visita começa no dia 14, com passagem por Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

Rita Izsák. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A relatora especial das Nações Unidas sobre questões das minorias irá visitar o Brasil entre os dias 14 e 24 de setembro, a convite do governo. O objetivo de Rita Izsák é checar as condições das minorias étnicas, religiosas e linguísticas do país.

Ao anunciar a viagem nesta quarta-feira, a relatora declarou que o Brasil é um país diverso, "que enfrenta uma série de desafios que requerem atenção". Ao mesmo tempo, Izsák reconheceu que é exatamente essa diversidade que "torna a sociedade brasileira dinâmica e vibrante".

Direitos

A especialista em direitos humanos vai para Brasília e para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia e terá reuniões com representantes do governo e da sociedade civil que trabalham com questões das minorias, inclusão social e promoção da igualdade.

Izsák irá também visitar quilombos, para ouvir diretamente das comunidades quais são seus problemas e preocupações. Ela afirmou ser um "momento oportuno e crucial" para esse diálogo e para identificar ações do governo de promoção da união, da não-discriminação e da paz.

Exemplo

A relatora ressalta que o Brasil tem tido "papel de destaque no recolhimento de dados sobre origem étnica da população", por isso Izsák está "interessada em aprender sobre como essas práticas podem ser replicadas em outros países.

Após a visita oficial, Rita Izsák vai preparar um relatório detalhado com conclusões e recomendações ao governo brasileiro, que será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em março de 2016.

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031