Brasil quer eliminação da epidemia de hepatite como meta de desenvolvimento

Ouvir /

Informação é do diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde do Brasil; para Fábio Mesquita, país tem tido um papel internacional bastante relevante na questão da doença.

Campanha de prevenção contra a Hepatite. Imagem: OMS

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde do Brasil afirmou que o país tem tido um papel internacional bastante relevante na questão da hepatite.

Em entrevista à Rádio ONU, no início de setembro, Fábio Mesquita falou do combate à doença no contexto da nova Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

Nova Agenda

"Também o Brasil trabalha junto com outros países para que nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que nós estamos elaborando agora em setembro na Assembleia Geral da ONU, que é a agenda pós-2015, as hepatites virais entrem com bastante expressão, porque elas não entraram nos Objetivos do Milênio, os objetivos até 2015, mas que a partir de agora, elas entrem com o mesmo peso que entra a Aids, tuberculose e Malária, pela importância que tem as hepatites virais hoje no mundo".

O especialista afirmou ainda que o Brasil defende que a eliminação da epidemia de hepatite seja uma meta na nova agenda de desenvolvimento.

Eliminação

"No que está sendo discutido até o momento, o que está se colocando na meta é o controle das hepatites virais, e nós temos a expectativa de que a reunião de setembro mude isso, e o Brasil é um dos propositores disso. Para que a gente tenha como meta, na verdade, a eliminação dos níveis epidêmicos de hepatites virais até 2030. É a mesma proposição que nós estamos fazendo para Aids, malária e tuberculose e vamos buscar o consenso para que hepatite também entre com a eliminação dos níveis epidêmicos até 2030".

O especialista também falou sobre os números da doença no Brasil e as principais formas de transmissão.

No caso da hepatite A, por exemplo, ele afirmou que a incidência de casos tem diminuído muito no país. Mesquita citou estimativas de cerca de 6 mil casos por ano, uma queda de quase 70% na última década.

Leia Mais:

OMS organiza primeira Conferência Mundial sobre Hepatite

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Conheça os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031