Ban ressalta Brasil em mensagem sobre cooperação Sul-Sul

Ouvir /

Secretário-geral destaca expectativa com a criação do Novo Banco de Desenvolvimento, iniciativa dos Brics; 12 de setembro é o Dia das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul.

Ban durante coletiva em Nova York. Foto: ONU/Mark Garten

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Este sábado, 12 de setembro, é celebrado o Dia das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul, com a organização ressaltando os progressos alcançados no eixo Sul.

Numa mensagem sobre a data, o secretário-geral ressalta que apesar de desafios, os países em desenvolvimento "tornaram-se atores críticos no cenário socioeconômico global".

Avanços

Ban Ki-moon lembra que a maioria já é considerada nação de renda média e algumas "conseguiram impressionante crescimento econômico, grandes economias e boas taxas de investimento".

O chefe da ONU também ressalta que os países que fazem parte da cooperação Sul-Sul também ampliaram seu comércio de bens e serviços. Para Ban, o eixo global Sul "é casa de muitos empreendimentos de alto nível e de instituições líderes no setor banqueiro e financeiro".

Brasil

Como exemplo, o secretário-geral cita o Novo Banco de Desenvolvimento, NBD, criado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que formam os Brics.

Ban Ki-moon acredita que tanto o NBD quanto o Banco de Investimento de Infraestrutura Asiático "carregam uma promessa considerável de complementar as fontes de financiamento para o desenvolvimento".

O chefe da ONU acredita que a cooperação Sul-Sul pode ter um papel-chave na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que será adotada pelos líderes mundiais no final do mês.

Acesso

Ban pede que sejam acelerado os esforços de desenvolvimento no eixo sul, em especial na construção de resiliência e na mitigação de riscos. Para isso, ele explica que será necessária atenção aos mais vulneráveis e melhorar a capacidade de produção dos países menos desenvolvidos.

Outro ponto ressaltado por Ban é a necessidade de se melhorar o acesso a tecnologias, educação, medicamentos essenciais e ao crédito. No Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, o secretário-geral pede que seja reconhecido o "enorme potencial" do bloco para melhorar a qualidade de vida da maioria da população mundial.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031