Ban elogia conquistas alcançadas pela 69ª sessão da Assembleia Geral

Ouvir /

Secretário-geral da ONU fez declaração em discurso de despedida do atual presidente da Casa; Sam Kutesa agradeceu e disse que essa sessão apresentou a todos uma oportunidade histórica de mudar o mundo para melhor.

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, discursa na Assembleia Geral ao lado do presidente da AG, Sam Kutesa. Foto: ONU/Devra Berkowitz

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou esta segunda-feira as conquistas alcançadas pela 69ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

A declaração de Ban foi feita na despedida do atual presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa, no encerramento dos trabalhos.

O chefe da ONU disse que durante o último ano, Kutesa guiou os Estados-membros através de processos complexos e importantes e que resultaram em um número de grandes avanços.

Ban disse que para "coroar" todo esse trabalho está a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030.

Segundo ele, a nova agenda "é produto de um inspirador senso de solidariedade". Ban explicou que os 17 objetivos e as 169 metas não foram criados numa noite. Foram necessárias várias rodadas de negociações para "aparar as diferenças e alcançar um denominador comum".

Kutesa disse que há pouco mais de um ano, a Assembleia Geral adotou medidas para colocar a humanidade no caminho de um futuro mais próspero e sustentável.

Ele declarou que a 69ª sessão apresentou a todos uma oportunidade histórica de mudar o mundo para melhor.

Segundo o presidente da Assembleia Geral, guiados pelos princípios de cooperação, compromisso e solidariedade os Estados-membros devem se sentir encorajados pelo que conseguiram alcançar graças aos esforços coletivos.

Como é feito tradicionalmente, Kutesa encerrou os trabalhos da 69ª Assembleia-Geral. A próxima Assembleia Geral, de número 70, terá início esta terça-feira, sob o comando do ex-presidente do Parlamento da Dinamarca, Mogens Lykketoft.

Leia Mais:

Assembleia Geral destaca "momento histórico" no fim da 69ª sessão

Assembleia Geral aprova rascunho da agenda global de sustentabilidade

Assembleia Geral adota resolução sobre combate ao tráfico da vida selvagem

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031