Funcionários humanitários desaparecidos no Sudão do Sul podem estar mortos

Ouvir /

Declarações são da chefe do PMA, em mensagem para assinalar o Dia Mundial de Ação Humanitária; agência declara que também quer maior espaço de ação no Iémen.

Funcionários  trabalham no terreno. Foto: PMA/Jane Chirwa

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Quatro trabalhadores do Programa Mundial de Alimentação, PMA, que desapareceram "sem deixar vestígios" no Sudão do Sul podem estar mortos.

A directora executiva da agência Ertharin Cousin, revelou ter havido um esforço incansável para saber o paradeiro do grupo "na esperança do melhor, mas receando o pior." A declaração foi feita em mensagem que marca o Dia de Ação Humanitária, assinalado a 19 de agosto.

Ação Humanitária

Após vários meses, Cousin disse que há que concluir que estes "não estão mais vivos". A última vez que três funcionários do grupo foram vistos foi a 1 de abril, quando seguiam para distribuir alimentos entre as áreas de Malakal e Melut.

Um confronto ocorreu ao longo da estrada em que seguiam, no país marcado por 20 meses de conflito. O outro trabalhador, Mark Diang, foi raptado em outubro passado no aeroporto do estado do Alto Nilo.

A chefe da agência destacou a dedicação, a compaixão e a coragem dos funcionários.

Vulneráveis

Cousin frisou que a homenagem do PMA e da comunidade humanitária também se estende aos que "lutam diariamente para atender às necessidades urgentes dos vulneráveis, pobres e famintos" nos maiores focos do mundo.

Com 80% do trabalho humanitário da agência realizado em países e regiões afetadas por conflitos, a responsável lembrou que para muitos prestar assistência essencial nessas áreas é um risco cada vez maior de vida. Cerca de 14 mil funcionários da agência encontram-se na sua maioria a trabalhar no terreno.

O PMA apelou a um maior acesso a locais situados em países como o Iémen e o Sudão do Sul.

Leia Mais:

Ban: mais de 100 milhões no mundo precisam de assistência humanitária

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031