Tenista Novak Djokovic é nomeado embaixador do Unicef

Ouvir /

Agência da ONU reconhece número 1 do mundo como "verdadeiro campeão para as crianças"; Djokovic já tem projetos com o Unicef na Sérvia, voltados para a educação na primeira infância.

Novak Djokovic. Foto: Unicef

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O tenista sérvio Novak Djokovic é o mais novo Embaixador da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a Infância. O número 1 do mundo foi nomeado esta quarta-feira por seu trabalho em "prol das crianças vulneráveis".

A parceria de Djokovic com o Unicef começou em 2011, quando ele foi nomeado embaixador da agência na Sérvia. Desde então, o tenista vem apoiando projetos para melhorar a vida dos menores marginalizados, com foco na educação na primeira infância.

Honra

A vice-diretora do Unicef, Yoka Brandt, declarou que "Novak Djokovic é um verdadeiro campeão para as crianças do mundo". Segundo ela, o tenista "já mostrou que uma voz e ações poderosas podem fazer a diferença, especialmente para as crianças bem pequenas".

Em reconhecimento ao seu compromisso com os direitos das crianças, o Unicef decidiu nomear Djokovic como Embaixador da Boa Vontade. O tenista declarou à agência da ONU estar "muito honrado" com o título e com a possibilidade de continuar defendendo os direitos dos menores.

Futuro

Ele também disse que "os primeiros anos de vida são cruciais, e quando bem nutridas e cuidadas na primeira infância, as crianças têm mais chances de sobreviver, de crescer com saúde e de se tornarem cidadãos produtivos e bem sucedidos".

O tenista declarou que está comprometido em ajudar o Unicef a fornecer cuidados de qualidade para as crianças, especialmente as mais vulneráveis, para que elas possam construir um futuro melhor para suas famílias e comunidades.

O Unicef destaca que como embaixador na Sérvia, ele visitou pré-escolas e jardins da infância e com a Fundação Novak Djokovic, ajudou a criar programas de educação flexíveis e de alta qualidade para as crianças sérvias mais vulneráveis.

Ajuda

Durante as enchentes nos Balcãs no ano passado, o tenista fez doações ao Unicef, em apoio à ajuda de emergência. O tenista também apoia a iniciativa Escolas para a Ásia, implementada em Bangladesh, China e Filipinas.

Ao ser nomeado embaixador do Unicef, Djokovic assinou um memorando entre o Banco Mundial e a sua fundação, para ampliar as parcerias entre as duas instituições em projetos para a educação na primeira infância.

Djokovic agora faz parte do time de Embaixadores da Boa Vontade do Unicef, ao lado de David Beckham, Orlando Bloom, Kate Perry, Shakira, Serena Williams, entre outros.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031