Sudão do Sul: Ban pede a Salva Kiir que assine compromisso de paz

Ouvir /

Presidente sul-sudanês rubricou uma cópia do documento com reservas em Adis Abeba; representantes das outras partes do conflito adotaram o compromisso mediado pelo bloco regional Igad.

O acordo pretende pôr fim ao conflito de 20 meses. Foto: ONU/Isaac Billy

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral saudou a assinatura do acordo de compromisso de paz pelo líder rebelde do Sudão do Sul, Riek Machar, e o grupo de antigos detidos sob a mediação da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento, Igad.

Em nota, Ban Ki-moon declara que tomou conhecimento que o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, rubricou uma cópia do documento “com algumas reservas”.

Esperança

O projeto foi apresentado esta segunda-feira na capital etíope, Adis Abeba, e pretende pôr fim ao conflito de 20 meses no mais novo país do mundo.

A esperança do chefe da ONU é que o presidente sul-sudanês possa assinar o acordo em até 15 dias.

Ban agradeceu a mediação do Igad pelo que chama de “esforços incansáveis para ajudar as partes a chegar a acordo”. Ele disse estar encorajado pelo consenso regional e internacional para apoiar a iniciativa. As Nações Unidas também assinaram o documento como testemunhas.

Parceiros

Ban reiterou que a organização continua ao dispor para trabalhar com o Igad, a União Africana e outros parceiros internacionais para que seja finalizado o acordo e se possa seguir rapidamente para a sua implementação.

O secretário-geral realçou a sua “profunda tristeza” pelo sofrimento de civis sul-sudaneses e convidou a todos os beligerantes a cessar imediatamente todas as hostilidades.

O outro apelo às partes é que defendam os direitos humanos e o direito humanitário internacional. A nota termina com um pedido de mais cooperação com a Missão da ONU no Sudão do Sul, Unmiss, e com as ações da equipa humanitária nacional para salvar vidas no país.

Leia Mais:

Chefe humanitário da ONU na área mais afetada pelo conflito sul-sudanês

Secretário-geral reúne-se com líderes africanos para tratar do Sudão do Sul

País mais novo do mundo tem 4,6 milhões em insegurança alimentar 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031