Secretário-geral saúda acordo entre Coreias do Sul e do Norte

Ouvir /

Anúncio foi feito nesta segunda-feira; Ban afirmou "apreciar o consentimento para um diálogo regular"; ele espera que isto sirva como um "mecanismo regular para controlar de forma eficaz quaisquer problemas que possam surgir na península coreana".

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral das Nações Unidas saudou a notícia de um acordo alcançado entre as Coreias do Sul e do Norte nesta segunda-feira.

Em nota, Ban Ki-moon afirmou apreciar, particularmente, o consentimento para a realização de um diálogo regular. Ele espera que isto sirva como um "mecanismo regular para controlar de forma eficaz quaisquer problemas que possam surgir na península coreana".

Tensões

De acordo com agências de notícias, os dois países chegaram a um acordo para aliviar tensões após uma série de recentes hostilidades.

Os exércitos de ambas as nações estavam em alerta desde uma breve troca de tiros na fronteira na quinta-feira.

Negociações de alto nível estavam acontecendo desde sábado para chegar a um acordo.

Famílias Separadas

O chefe da ONU incentivou medidas humanitárias, como por exemplo, a regularização das reuniões de famílias separadas sem estarem sujeitas a considerações políticas e de segurança.

Ban espera que este "impulso duramente conquistado" para o diálogo inter-coreano leve à retomada das negociações sobre a questão nuclear.

Ele destacou a "importância da plena implementação do acordo para paz e estabilidade na península coreana" e afirmou que, como secretário-geral, está pronto para apoiar a cooperação.

Leia Mais:

Ban incentiva “desescalada da situação” na Península Coreana

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031