Secretário-geral muito preocupado com escalada da violência na Ucrânia

Ouvir /

Ban Ki-moon fala sobre situação no leste do país, onde civis morreram, e pede aos lados em conflito para respeitarem o cessar-fogo; chefe da ONU reforça seu apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia.

Ucranianos recebem assistência do Acnur. Foto: Acnur/A.McConnell

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A recente escalada da violência no leste da Ucrânia deixa o secretário-geral da ONU "seriamente alarmado", segundo um comunicado divulgado por seu porta-voz.

Segundo a nota, civis morreram tanto do lado do governo, quanto do lado controlado por separatistas pró-Rússia. Agências de notícias falam em pelo menos nove mortes nas últimas 24 horas.

Cessar-Fogo

Ban Ki-moon também está ciente de relatos de ameaças contra uma missão especial da Organização para Segurança e Cooperação na Europa, Osce, que foi monitorar a situação na Ucrânia.

Aos lados em conflito, o secretário-geral pede respeito total ao papel da Osce, seus funcionários e instalações. Ban lembra ser preciso cumprir o acordo de Minsk, inclusive no que for relacionado ao uso de armas pesadas.

Ele declarou que a continuação da "violação do cessar-fogo e as mortes na Ucrânia são inaceitáveis".

Ajuda Humanitária

Ao governo e aos separatistas, o chefe da ONU pede medidas urgentes para diminuir a atual tensão e para prevenir uma "espiral de violência que pode levar a mais mortes, sofrimento humano e destruição de infraestrutura".

Ban lembra que o confronto no leste da Ucrânia também afeta a estabilidade regional e pede aos lados para que permitam o acesso irrestrito de assistência humanitária e liberdade de movimento aos civis.

Na nota, é reforçado que as Nações Unidas apoiam a soberania e a integridade territorial da Ucrânia.

Leia Mais:

Ucrânia: Programa Mundial de Alimentos começa assistência em dinheiro

Vetada resolução para investigar queda de avião da Malaysia Airlines

OIM amplia assistência em dinheiro a desalojados na Ucrânia

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031