Representante da ONU inicia conversas com partidos políticos da Líbia

Ouvir /

Bernardino León explicou que objetivo é fazer com que acordo seja alcançado até início de setembro; país enfrenta quatro anos de conflito desde que a queda de Muammar Kadafi; diálogo ocorre em Genebra.

Bernardino Léon. Foto: ONU/Amanda Voisard

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

Começou nesta terça-feira, em Genebra, uma nova rodada de conversas entre partidos políticos da Líbia, diálogo mediado pelo representante do secretário-geral para o país.

No fim do primeiro dia de consultas, Bernardino León explicou aos jornalistas que espera unir na mesa de diálogo "partidos opostos, pelo bem do povo líbio".

Próximas Semanas

São mais de quatro anos de conflito, desde a queda do então presidente Muammar Kadafi. O objetivo de León é fazer com que todos os partidos alcancem um acordo sobre a situação no país até o começo de setembro.

O representante explicou que primeiro, os partidos deverão dar o aval para o acordo, depois votar e assinar o documento, portanto a conclusão do processo de negociações deverá ocorrer até meados de setembro.

Além de discutir as preocupações de cada partido, Bernardino León quer conversar também sobre um possível governo de unidade para o país. Ele explicou, entretanto, que é preciso precaução, já que existem vários desafios para alcançar um acordo final.

León espera que os partidos "dêem ao processo o benefício da dúvida" e continuem trabalhando para alcançar o acordo, que depende da situação no leste, oeste e no sul do país.

*Apresentação: Leda Letra.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031