Representante alerta sobre escalada da violência entre isralenses e palestinos

Ouvir /

Subsecretário-geral para Assuntos Políticos falou no Conselho de Segurança sobre "crimes de ódio", ações em locais sagrados em Jerusalém e foguetes disparados contra Israel; atos ocorreram no último mês, segundo Feltman.

Jeffrey Feltman Foto: ONU/Mark Garten

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança ouviu nesta quarta-feira o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Políticos. Jeffrey Feltman falou sobre a situação no Oriente Médio e alertou: "o risco da escalada da violência em Israel e Palestina é evidente".

Segundo Feltman, no último mês houve "crimes de ódio causados por extremistas, violência retaliatória, provocações em locais sagrados em Jerusalém e aumento dos foguetes lançados a partir de Gaza contra Israel".

Apelo

No Conselho de Segurança, Feltman fez um apelo aos "líderes políticos, militares, comunitários e religiosos" dos dois lados, para que trabalhem pela redução das tensões.

O subsecretário-geral espera que israelenses e palestinos também tomem medidas para o fim da violência e prevenir que extremistas piorem a situação e "tomem controle da agenda política".

Jeffrey Feltman afirmou que neste cenário, é essencial "restaurar a confiança antes de retornar a negociações realísticas". Ele sugeriu uma abordagem em três níveis: no terreno, na região e com a comunidade internacional.

Compromisso

Para o subsecretário-geral, essa é a maneira de se alterar a "atual dinâmica negativa e começar a criar um caminho claro e positivo rumo à paz" entre israelenses e palestinos.

A reunião no Conselho de Segurança era focada no Oriente Médio e Feltman falou também sobre a Síria. Ele lembrou que as hostilidades no país precisam acabar e os lados em conflito "precisam mostrar um compromisso genuíno em resolver o confronto por uma transição política irreversível".

Sobre o Líbano, o subsecretário-geral da ONU pediu aos líderes ação urgente para que o posto presidencial seja ocupado sem demoras.

Leia Mais:

Ban preocupado com nova onda de violência entre israelenses e palestinos

ONU condena ataque que matou um bebê palestino na Cisjordânias

Ban condena aprovação de novos assentamentos na Cisjordânia

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031