Registros de nascimentos no norte do Afeganistão aumentam 50%

Ouvir /

Projeto do Unicef estimula pais a garantir a certidão de nascimento dos filhos, que é um direito fundamental de qualquer criança; documento também ajuda a prevenir o trabalho infantil e o casamento precoce.

Crianças afegãs. Foto: OMS/J. Jalali

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Mais pais estão registrando seus filhos na região norte do Afeganistão, graças a um projeto do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef. O número de registros de nascimento aumentou 50% no ano passado.

A expectativa é que até 2019, o aumento seja de 80% em áreas urbanas e de 60% em áreas rurais. A certidão de nascimento também ajuda a prevenir o trabalho infantil e o casamento precoce, segundo o Unicef.

Reconhecimento

O projeto da agência apoia departamentos de estatística no Afeganistão e leva centros de registros de nascimento para mais perto das famílias. Assim, os pais são estimulados a garantir que seus bebês sejam reconhecidos como cidadãos.

Estatísticas de 2013 revelaram que mais de 1 milhão de bebês nascem por ano no país.

O diretor do Unicef em Mazar-e-Sharif lembra que a certidão de nascimento é "um direito fundamental previsto na Convenção dos Direitos da Criança". Andrew Morris destaca que o documento "torna a existência da criança oficial e ajuda a garantir o acesso a outros direitos".

Áreas Remotas

Mazar-e-Sharif é a capital da província de Balkh, norte do país, e lá foram instalados 264 centros de registro de nascimentos, a maioria dentro dos postos de saúde.

Nos vilarejos, mais de 200 serviços de registro estão em operação, garantindo o benefício para pessoas que moram nas áreas mais remotas do Afeganistão.

Com a ajuda do Unicef, o Ministério do Interior está lançando um programa de treinamento para que os funcionários usem uma nova base de dados online, que é atualizada todos os dias com os novos registros de nascimento.

Na província de Balkha, a certidão é garantida a cerca de 200 recém-nascidos por dia. O Unicef afirma que vai continuar ajudando o sistema de registros do governo afegão tanto a nível nacional quanto nas províncias e nos distritos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031