Processo da Líbia pode ser concluído nas próximas semanas, diz mediador

Ouvir /

Bernardino León falou no intervalo da primeira sessão da ronda de conversações que deve durar três semanas, em Genebra; envolvidos discutem detalhes do acordo e governo de unidade nacional.

Bernardino León. Foto: ONU/Jean-Marc Ferre

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O mediador do processo de diálogo inter-líbio disse que a meta para que as partes cheguem a um acordo para estabilizar o país deve ser as primeiras semanas de setembro.

Bernardino León declarou que o entendimento deverá ser aprovado, votado e assinado para que o processo termine em setembro, antes da realização da Assembleia Geral da ONU.

Nomes

Para o enviado, as condições para que isso aconteça são a vontade política das partes, a criatividade e a proposta de nomes para a nova administração

O também representante especial do secretário-geral da ONU falava a jornalistas esta terça-feira, em Genebra, no intervalo da primeira sessão de mais uma ronda das conversações que deve durar três semanas.

León disse que o foco desta ronda serão os anexos da proposta do acordo de julho e o governo de unidade nacional.

Como explicou, serão detalhados os pontos dessa versão aprovada na cidade de Shirat, em Marrocos. Pretende-se também ter uma imagem completa do processo e do governo.

O pedido às partes é que passem mensagens construtivas durante as conversas.

Diálogo

O mediador considerou a presença de partidos políticos como o início da convergência, ao revelar que mais partes deverão chegar à cidade suíça nos próximos dias.

León disse que a participação de milícias e das partes que atuam no terreno foi importante para se chegar à etapa atual.

O negociador acrescentou que um acordo não dependeria de abordar as preocupações de “uma parte no leste ou oeste do país, uma vez que houve problemas significativos no sul” na semana passada.

O apelo a todas as partes é que deem o “benefício da dúvida” ao diálogo. O conflito líbio completou quatro anos e surgiu na sequência da queda do antigo líder, Muammar Kadafi.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031