Pnuma: preparação é essencial para evitar piores consequências de desastres

Ouvir /

Agência da ONU fornece orientações para ajudar comunidades a lidar com riscos tecnológicos e emergências ambientais.

Foto: Unicef

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Um guia lançado nesta quarta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, ajuda países a minimizar custos ambientais, de saúde e econômicos através da preparação e conscientização dos riscos de desastres.

Uma versão atualizada ao original de 1988 do Programa de Conscietização e Preparação para Emergências em Nível Local, Apell, na sigla em inglês, trabalha em cima da experiência de quase três décadas em mais de 30 países.

Acidentes

O Programa é comandado pelo Pnuma desde 1986 e foi originalmente lançado em resposta a uma série de acidentes industriais.

Segundo a agência, desastres naturais e industriais recentes mostram que apesar dos avanços científicos e tecnológicos e o desenvolvimento de políticas de gerenciamento de risco e emergência, o programa ainda é necessário.

A versão atualizada do guia do Apell fornece orientações para ajudar comunidades a evitar mortes, assim como danos à saúde, propriedades e meio ambiente, independente da natureza da emergência.

Sendai

O Pnuma afirmou que a Plataforma de Sendai para a Redução do Risco de Desastres adotada em março deste ano é a "resposta da comunidade internacional a este desafio".

A nova edição do guia, desenvolvida pelo Pnuma, contribui para este processo através de orientação à indústria, a autoridades públicas e a líderes comunitários para o envolvimento em um processo de redução de risco de desastres.

A metodologia do Apell, implementada em mais de 30 países, busca aumentar a conscientização, comunicação e educação das comunidades e aumentar a preparação para emergências em casos de desastre.

Leia Mais:

Ban diz que redução do risco de desastres deve fazer parte da agenda pós-2015

China: relator quer "transparência total" em investigações sobre Tianjin

ONU apoia plano que cria padrões de resiliência para hoteis na Ásia e Pacífico

Agências da ONU aumentam apoio a Vanuatu após passagem de ciclone

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031