Parceria do Unicef formou 250 repórteres-mirins em Moçambique

Ouvir /

Crianças e adolescentes concebem e apresentam programas na maior rádio pública do país; parceria promove saúde, educação e proteção de menores de todo o país.

Conteúdos para ouvintes da mesma idade.

Ouri Pota, Rádio ONU em Maputo.*

Pelo menos 250 pequenos repórteres moçambicanos foram formados através da cooperação entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e a maior emissora pública do país.

O resultado foi elogiado pelo representante da agência da ONU no país, Koenraad Vanormelingen, ao confirmar a renovação da parceria com a Rádio Moçambique, RM.

Líderes

"Estamos a enfrentar uma nova etapa na parceria para a promoção dos direitos da criança. Fico admirado com capacidade, a motivação e a liderança dos 250 repórteres juvenis e adolescentes que temos neste momento. Além de participarem na transmissão de conhecimento para mudança de comportamento através da comunicação, penso que são os líderes do futuro. Estou seguro que vamos ter os futuros deputados, ministros do país."

Assistência

O programa de cooperação entre o Unicef e o Governo fornece assistência técnica específica para produção e emissão de programas na estação pública.

Os conteúdos incluem a promoção de atividades da agência da ONU e temas como saúde, nutrição, educação, saneamento, prevenção do HIV e proteção da criança.

O presidente do Conselho de Administração da Rádio Moçambique, Faruco Sadique, revelou que a recente adoção de um novo memorando de entendimento vai trazer ganhos à população. O primeiro acordo foi estabelecido no ano 2000.

Papel Ativo

"Com o importante envolvimento do Unicef, a produção de programas na Rádio Moçambique para criança, adolescente e jovens ganhou uma nova dinâmica. Atualmente, cerca de 250 crianças, adolescentes e jovens produtores de rádio, ligados à Antena Nacional e a 10 emissores provinciais da RM têm estado a desempenhar um papel ativo na produção e na apresentação dos programas de rádio."

A colaboração entre as duas entidades envolve a produção e a divulgação de programas. Os conteúdos de repórteres infantis, adolescentes e jovens são depois transmitidos aos ouvintes das mesmas idades.

Este ano, foi iniciada a transmissão de uma telenovela para promover temas como saúde, educação e proteção infantis com apoio financeiro da agência das das Nações Unidas. A sua produção teve início em 2012.

*Apresentação: Eleutério Guevane, em Nova Iorque.

Leia Mais:

Unicef apresenta novo website para Moçambique

Unesco apoia parceria para executar Fundo Malala em Moçambique

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031