Países africanos precisam reforçar cooperação em prol do turismo

Ouvir /

Nações também devem abraçar as redes sociais para promover suas atrações turísticas; essas foram as principais conclusões de uma conferência da agência da ONU sobre o setor do turismo em África.

Turismo em África. Foto: OMT

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Terminou na capial do Gana, Acra, a Conferência Regional sobre Melhorar a Marca África e Favorecer o Desenvolvimento do Turismo. O encontro foi promovido pela Organização Mundial do Turismo, OMT, e o governo do país.

O presidente do Gana enfatizou o potencial do setor para acelerar as economias do continente. John Dramani Mahama explicou que no Gana, o turismo contribui com 4,7% do Produto Interno Bruto.

Perceção Negativa

O país chega a receber 1 milhão de turistas e o setor é um dos maiores contribuintes de receitas, após o cacau, o ouro e o petróleo e gás. O presidente do Gana disse ser preciso mudar a perceção negativa construída ao longo dos anos, porque África é um continente com 54 países.

Mahama destacou que há muitas maneiras únicas de mostrar a África para o mundo. A opinião foi compartilhada pelo secretário-geral da OMT durante o encontro.

Medidas

Taleb Rifai afirmou que África tem muitas histórias positivas, que não ganham espaço nos media. Por isso, ao término da conferência sobre turismo no continente, os líderes e a OMT concordaram numa série de medidas para reverter a situação.

Uma delas é engajar a sociedade civil, especialmente jovens, na comunicação de "novas mensagens". Os países africanos devem abraçar as tecnologias e as redes sociais na hora de promover o turismo.

Marketing

A cooperação regional também deve ser reforçada, principalmente em relação aos pedidos de visto. Os países podem também fazer parcerias com a media e o setor privado e melhorar as capacitações dos setores de marketing e comunicação.

As conclusões do encontro serão informadas à Comissão para África da OMT e transmitida durante um encontro de ministros do turismo africanos, a decorrer na Colômbia em meados de setembro.

*Apresentação: Denise Costa.

Leia Mais:

OMT faz conferência para reforçar a imagem do turismo africano

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031