ONU homenageia vítimas do ataque em que morreu Sergio Vieira de Mello

Ouvir /

Evento lembra os 12 anos do atentado ao prédio da organização em Bagdá que matou 22 pessoas; Dia Mundial da Ação Humanitária é celebrado nesta quarta-feira; campanha #ShareHumanity nas redes sociais chega a mais de 500 milhões de pessoas.

Secretário-geral Ban Ki-moon com participantes do evento especial para o Dia Mundial da Ação Humanitária. Foto: ONU/Cia Pak

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU colocou uma coroa de flores na sede da organização, em Nova York, para assinalar o Dia Mundial da Ação Humanitária celebrado nesta quarta-feira, 19 de agosto.

No atentado à sede da ONU em Bagdá, há 12 anos, morreram 22 funcionários da organização, incluindo o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Ele era representante do secretário-geral no Iraque e chefe do escritório da ONU no país.

Homenagem

Em um evento nas Nações Unidas na noite de terça-feira, Ban Ki-moon afirmou que todos os anos, a data homenageia o "serviço, dedicação e sacrifício daqueles que se dedicam, muitas vezes sob grande risco pessoal, a prestar assistência às pessoas mais vulneráveis do mundo".

O chefe da ONU lembrou Sérgio Vieira de Mello, a quem chamou de "grande humanitário", e "todos os trabalhadores humanitários que deram suas vidas ajudando outras pessoas".

 

Kaká e Juanes 

O evento reuniu ainda jornalistas e músicos como a cantora Inna Modja, do Mali, o australiano Cody Simpson e o colombiano Juanes.

Em relação à data, as Nações Unidas lançaram a campanha #ShareHumanity, ou "Compartilhe Humanidade", nas redes sociais. A ideia é que no mundo todo, as pessoas postem conteúdo relacionado à assistência humanitária. O jogador brasileiro Kaká falou à Rádio ONU sobre sua participação na iniciativa.

"Durante toda essa semana eu postei conteúdo sobre essa campanha na minha timeline no Twitter e espero realmente que as pessoas possam ter uma consciência humanitária cada vez maior para que a gente possa sempre estar ajudando.”

Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assistência Humanitária, Ocha, a campanha digital atingiu mais de 500 milhões em todo o mundo.

Leia Mais:

Ban: mais de 100 milhões no mundo precisam de assistência humanitária 

Entrevista: Kaká e o Dia Mundial da Ação Humanitária

 

 

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031