ONU assinala “atmosfera positiva” no fim da ronda de diálogo sobre a Líbia

Ouvir /

Em comunicado, participantes  pedem que sejam anuladas agendas individuais e priorizados os melhores interesses do país; previsão é que o processo termine nas próximas três semanas.

Ronda de consultas decorre em Genebra. Foto: Unsmil

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O mediador da ONU para as negociações sobre a Líbia declarou que a ronda concluída esta quarta-feira em Genebra decorreu numa atmosfera positiva.

Bernardino León destacou que os participantes reiteraram a convicção de que “não há alternativa para a paz fora do diálogo político, que estabelece o quadro para um acordo global com base no consenso”.

Agendas

Ao apresentar o comunicado final, o também representante especial do secretário-geral para a Líbia destaca que os participantes frisaram a necessidade de “anular agendas individuais e priorizar os melhores interesses do país”.

Segundo ele, existe otimismo sobre as conversas nos momentos finais do processo político e a “determinação de se concluir o mais rapidamente possível”, tendo como prazo as próximas três semanas.

Acordo

O encerramento do processo de diálogo deve abrir o caminho para a aprovação final do acordo político líbio entre os participantes.

No fim das negociações os participantes reafirmam o compromisso coletivo e “determinação para alcançar uma saída pacífica para a crise política e conflito militar”.  De acordo com o documento, a  medida deve “poupar o povo líbio mais do sofrimento e do derramamento de sangue”.

A nota termina com o agradecimento das partes ao Governo da Suíça pelo apoio permanente ao diálogo.

*Apresentação: Leda Letra.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031