ONU aprova envio de funcionário de alto nível para o Burundi

Ouvir /

Conselho de Segurança revelou que intenção foi manifestada pelo secretário-geral da organização; no momento personalidade ainda não é conhecida oficialmente; órgão debateu a situação do país em reunião à porta fechada.

Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Loey Felipe

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Conselho de Segurança saudou a intenção do secretário-geral da ONU de enviar de uma figura de alto nível para o Burundi.

A informação foi dada a jornalistas, esta segunda-feira, após uma sessão do órgão à porta fechada.

Sem mencionar o nome da figura, a embaixadora da Nigéria junto à ONU, Uche Joy Ogwu, disse que a personalidade será despachada em breve para sustentar o momento no país.  A diplomata falou na qualidade de representante do Estado-membro que assumiu a presidência rotativa do órgão em agosto.

A nota realça que os membros do Conselho estão profundamente preocupados com as situações política e de segurança no país africano.

O pedido feito às partes envolvidas é que  retornem a um diálogo inclusivo para alcançar a paz duradoura. O governo burundês foi encorajado a mediar esse processo.

Processo

Os 15 Estados-membros destacaram o papel de mediação da Comunidade da África Oriental e reiteraram o apoio aos esforços de paz no país.

A nota condena o assassinato de General Adolphe Nshimirimana, ocorrido no dia 2 de agosto. No dia seguinte houve uma tentativa de assassinato do ativista dos direitos humanos, Pierre Claver Mponimpa, que foi hospitalizado.

Ao governo burundês, o Conselho pediu que  leve a cabo uma investigação independente urgente a esses atos e garanta que os responsáveis sejam levados à justiça.

Leia Mais:

Perito da ONU pede mais segurança para ativistas no Burundi

ONU condena tentativa de assassinato de ativista no Burundi

Em conferência telefónica, chefe da ONU e líderes africanos debatem o Burundi

Burundi: Ban revela grande apreensão após assassinato de proeminente general

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031