ONU 70: A Revolução Digital nas Nações Unidas

Ouvir /

Diretor da TV ONU relata como eram feitas as coberturas de grandes eventos internacionais antes da era da internet; Escritório em Genebra inicia contagem regressiva para aniversário de 70 anos da ONU, celebrado em 24 de outubro.

Sala de edição da TV ONU. Foto: ONU/Mark Garten

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

As Nações Unidas completam 70 anos em outubro: são sete décadas de histórias e de transformações na política internacional. Mas muitas mudanças também impactaram diretamente o trabalho na sede da organização, em Nova York.

Atualmente diretor da TV ONU, o brasileiro Chaim Litewski é funcionário da organização há 25 anos. Ao ser entrevistado pela Rádio ONU, ele lembrou como foi reportar, nos anos 90, uma enchente que afetava Bangladesh.

Comunicação

Litewski precisava relatar, de Nova York, o que acontecia no país asiático e qual era a resposta da ONU ao desastre natural. Uma máquina de escrever era a principal ferramenta de trabalho.

"Como contar a história daqui? Bom, nessa época havia um clube de radioamadores que atuava no 39° andar aqui da ONU. As comunicações nessa época não eram tão fáceis como são hoje em dia. Eu tive uma ideia de ir visitar esses caras e ver o que eles faziam em relação a esse grande desastre, que morreram 30 mil pessoas. E descobri que na verdade eles tiveram um papel primordial, porque eles eram os interlocutores de vários radioamadores de Bangladesh e estavam ajudando a redirecionar a ajuda humanitária ao país."

Sem Internet

O diretor da TV ONU lembrou que os funcionários da sede em Nova York se comunicavam com as agências em outros países por fax e as transmissões da televisão dependiam de reservas de satélite.

"Eu peguei toda essa revolução digital dentro da ONU também, que foi uma enorme transformação, não somente de como trabalhar, mas no fluxo de trabalho. Certamente eu acho que fui a primeira pessoa no meu andar a ter acesso a email. Nesse período de 1992 até 1995, as grandes coberturas das quais eu participei também eram dessa era pré-digital. Demorava muito mais para você editar as matérias, era muito mais difícil enviar material de outros países para Nova York, porque você não tinha a possibilidade de fazer isso via computador. Você tinha de reservar satélite ou mandar a fita por avião."

Mudanças

Segundo Chaim Litewski, a internet foi integrada de forma definitiva no trabalho das Nações Unidas há 20 anos, possibilitando maior rapidez na transmissão das notícias e na comunicação entre escritórios.

O próprio trabalho da TV ONU pode ser acompanhado hoje em dia por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, com acesso à internet. Um avanço a ser celebrado nestes 70 anos de história.

E o Escritório das Nações Unidas em Genebra inicia neste fim de semana a contagem regressiva para os 70 anos. O aniversário da ONU é celebrado em 24 de outubro e até lá, o escritório vai divulgar todos os dias nas redes sociais fotos de arquivo e fatos interessantes sobre a trajetória da entidade.

Ouça a íntegra da entrevista com Chaim Litewski.

Confira também o canal da TV ONU no YouTube

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031