OMS lança guia para evitar nascimento de bebês prematuros

Ouvir /

Agência da ONU alerta que 15 milhões de crianças nascem antes de completarem 37 semanas de gestação todos os anos no mundo; complicações geradas pelo nascimento prematuram foram responsáveis pela morte de quase 1 milhão de bebês em 2013.

15 milhões de bebês nascem prematuros. Foto: Unfpa

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial da Saúde lançou um novo guia para evitar os problemas causados pelo nascimento de bebês prematuros.

A OMS alerta que no mundo, todos os anos, 15 milhões de crianças nascem antes do tempo, quer dizer, antes de completarem as 37 semanas de gestação.

Complicações

A agência da ONU cita que as complicações de saúde causadas pelo nascimento prematuro representam a principal causa de morte entre crianças com menos de cinco anos.

Elas foram responsáveis pelo óbito de quase 1 milhão de bebês em 2013. Segundo a OMS, sem um tratamento apropriado, os bebês que sobrevivem os problemas causados pelo parto prematuro correm o risco de passar uma vida inteira de sofrimento.

O novo guia da agência tem como objetivo ajudar a evitar as complicações e as consequências de saúde por causa do nascimento antes do tempo normal e, ao mesmo tempo, aumentar os esforços para reduzir a mortalidade.

Intervenções

O documento cita uma série de intervenções que podem melhorar as chances de sobrevivência do bebê, assim como de assistência às mães.

Um exemplo disso é a aplicação de injeções de esteróides e de antibióticos nas mulheres antes do parto e depois que a bolsa d'água quebra, como também o uso de sulfato de magnésio para evitar futuros problemas neurológicos nas crianças.

No caso dos bebês, a OMS menciona as medidas para manter os recém-nascidos bem aquecidos, o fornecimento de oxigênio e o uso de medicamentos para ajudar os bebês a respirarem normalmente.

A agência da ONU diz que essas intervenções constam da Estratégia Global para a Saúde de Mulheres, Crianças e Adolescentes.

O documento, que será lançado no mês que vem, representa um plano de 15 anos para acabar com as mortes que podem ser evitadas e melhorar a saúde desse grupo específico.

Leia Mais:

OMS lança guia para transgêneros e o HIV

Novo guia da ONU busca prevenir trabalho infantil na agricultura

Unesco lança manual sobre reservas da biosfera em África

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031