Ocha negoceia envio de auxílio para 65 mil afetados pelo conflito sul-sudanês

Ouvir /

Ações do escritório da ONU limitadas pelas restrições de acesso e de transporte; impedimento foi imposto ao movimento de barcaças e a voos com destino a Malakal, no estado do Alto Nilo.

Abrigo temporário para deslocados no Sudão do Sul. Foto: Acnur.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Escritório das Nações Unidas de Assistência Humanitária, Ocha, anunciou estar em negociações no Sudão do Sul para garantir a entrega de abastecimentos às vítimas do conflito no estado de Alto Nilo.

O outro objetivo é evitar o agravamento da situação, já considerada terrível, na área onde estão em vigor restrições das autoridades à liberdade de movimento de barcaças que ligam as áreas de Bor a Malakal no rio Nilo.

Ameaça

De acordo com uma nota do escritório, não foi autorizado o uso de voos para o aeroporto de Malakal. Para o Ocha, a medida ameaça a operação de assistência em todo o Alto Nilo.

Estima-se que 65 mil pessoas estejam afetadas pelas restrições de acesso e de transporte. Agências humanitárias também dizem faltar remédios, combustível e produtos químicos para tratar a água.

Comunidades

Na recente visita ao Sudão do Sul, o sub-secretário-geral para os Assuntos Humanitários apelou às partes em conflito para desimpedirem rapidamente as vias, com vista a prestação de assistência às comunidades afetadas.

Stephen O’Brien apontou para a necessidade de enviar apoio imediato às populações em desespero, por estas dependerem do tipo de ajuda para sobreviver.

As Ongs também carecem de assistência para que tenham acesso rápido e com segurança a essas áreas, de acordo com o Ocha.

Leia Mais:

Chefe humanitário da ONU na área mais afetada pelo conflito sul-sudanês

Em meio a surto de cólera, chefe do Ocha visita Sudão do Sul

Secretário-geral reúne-se com líderes africanos para tratar do Sudão do Sul

País mais novo do mundo tem 4,6 milhões em insegurança alimentar

Sudão do Sul vive uma “tragédia”, segundo subsecretário-geral da ONU

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031