Nova rodada de diálogo politico líbio começa nesta terça-feira

Ouvir /

Reuniões devem durar dois dias e vão acontecer em Genebra; na avaliação do representante especial do secretário-geral para a Líbia, já foram alcançados “progressos significativos” dentro do processo de diálogo, já que várias conversas foram realizadas neste ano.

Negociações decorrem em Genebra. Foto: ONU/Jean-Marc Ferr

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Uma nova rodada do diálogo político líbio vai começar nesta terça-feira, 11 de agosto, em Genebra. Os encontros, incialmente marcados para começar na segunda-feira, devem durar dois dias.

O mediador do processo é o representante especial do secretário-geral para a Líbia, Bernardino León. Ele mencionou “progressos significativos” dentro do processo de diálogo.  Este ano, as sessões ocorreram no Marrocos e na cidade suíça.

Violência

No último pronunciamento ao Conselho de Segurança, León afirmou que a situação no país está piorando devido à divisão política e à violência. Ele disse que “muitos líbios continuam morrendo numa luta entre irmãos” e que “muita destruição já ocorreu”.

Segundo o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, o número de pessoas deslocadas quase dobrou de cerca de 230 mil em setembro do ano passado para mais de 434 mil.

No Conselho, o mediador disse que o “caos na região abriu espaço para a expansão de grupos extremistas, como o Daesh”, denominação em árabe para o grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil, em várias partes do país.

Migrantes

Na ocasião, ele declarou que “o vácuo de autoridade também está sendo explorado por organizações de tráfico humano, por refugiados, migrantes e pessoas que buscam asilo”.

Essas pessoas estão usando a Líbia como ponto de origem para atravessar o mar Mediterrâneo e chegar à Europa.

Superação

Ao anunciar a nova rodada de diálogo sobre a situação política no país, Bernardino León fez um apelo às partes envolvidas para que redobrem esforços, superem diferenças e encontrem uma plataforma comum que possa ser a “base de uma resolução pacífica para o conflito político e militar na Líbia”.

O representante da ONU disse haver reservas de alguns participantes das rodadas de diálogo sobre o que foi alcançado até agora. Por isso, ele defende ser importante o trabalho conjunto.

Leia Mais:

Nações Unidas anunciam nova rodada de diálogo sobre a Líbia

“Situação na Líbia está piorando”

Acnur: quase 400 refugiados salvos após naufrágio na costa da Líbia

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031