Nova central telefônica facilita entrega de ajuda aos iraquianos

Ouvir /

Mais de 3,1 milhões de pessoas foram forçadas a abandonar suas casas desde janeiro de 2014; ligando para o número 6999, agências da ONU fornecem informações sobre pontos de distribuição de comida e abrigos pelo país.

Menino iraquiano pega pacote com comida fornecido pelo PMA. Foto: PMA//Mohammed Al Bahbahani

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Várias agências das Nações Unidas lançaram no Iraque uma central telefônica para fornecer aos deslocados internos informações sobre assistência humanitária no país.  

Ligando via celular para o número 6999, os civis ficam sabendo onde há pontos de distribuição de comida, serviços médicos e opções de abrigo pelo Iraque.

Desafios

Segundo o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, desde janeiro do ano passado, mais de 3,1 milhões de iraquianos abandonaram suas casas devido aos conflitos.

Cerca de 3 mil abrigos espalhados pelo país comportam essas pessoas, gerando um desafio às agências humanitárias. Muitos deslocados internos vivem em áreas difíceis de serem alcançadas e precisam "desesperadamente de assistência e de informações sobre serviços de ajuda".

Coordenação

Ligando para a central, os civis recebem informação atualizada sobre onde receber ajuda. O representante do Acnur no Iraque, Bruno Geddo, declarou que o serviço de telefone é especialmente importante para os deslocados que vivem fora dos abrigos formais.

Além de pedir ajuda e receber informações sobre assistência, os iraquianos podem fazer comentários confidenciais sobre o trabalho das agências humanitárias.

A central telefônica é coordenada pelo Escritório da ONU para Serviços de Projeto e opera por meio de contribuições financeiras do Acnur, do Programa Mundial de Alimentos e do Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha.

Leia Mais:

Acnur saúda declaração franco-britânica para abordar situação em Calais

ONU homenageia vítimas do ataque em que morreu Sergio Vieira de Mello

Iraque já tem mais de 3,1 milhões de deslocados internos, segundo OIM

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031