No Dia Internacional da Juventude, Ban destaca contribuição dos jovens

Ouvir /

Data é celebrada nesta quarta-feira, 12 de agosto; em mensagem sobre o dia, secretário-geral afirmou que mais do que nunca, jovens tomaram medidas proativas e se mobilizaram através das mídias sociais.

Aumento de movimentos informais. Foto: Unesco.

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU afirmou que mais do que nunca, líderes jovens contribuíram com ideias novas, tomaram medidas proativas e se mobilizaram através das mídias sociais.

A avaliação de Ban Ki-moon está em mensagem sobre o Dia Internacional da Juventude. A data é celebrada nesta quarta-feira, 12 de agosto.

Velocidade

Para ele, "ameaças emergentes, extremismo violento, condições políticas inconstantes, turbulência econômica e transformações sociais estão se combinando para aumentar os desafios enfrentados por jovens de todo o mundo".

Na mensagem, Ban afirmou que enquanto o "mundo muda em uma velocidade inédita, os jovens estão provando serem parceiros inestimáveis" que podem ajudar em soluções significativas.

Segundo o chefe da ONU, movimentos de jovens e grupos estudantis estão "desafiando as estruturas de poder tradicionais" e defendendo um "novo contrato social entre Estados e sociedades".

Desenvolvimento Sustentável

Ban saudou "os milhões de jovens que estão protestando por direitos e participação, abordando níveis impressionantes de desemprego entre jovens, levantando suas vozes contra a injustiça e defendendo ação global pelas pessoas e o planeta".

O secretário-geral afirmou que neste ano histórico, enquanto os líderes se preparam para "adotar uma nova visão ousada para o desenvolvimento sustentável, o envolvimento dos jovens é mais valioso do que nunca".

Ele lembrou que este ano marca os 70 anos da Carta das Nações Unidas e os 20 anos do Programa Mundial de Ação para Jovens.

Voluntariado

Para o chefe da ONU, o "voluntariado é uma forma de melhorar a sociedade e está aberto a virtualmente todos".

Ban declarou que os jovens também podem unir forças com as Nações Unidas na transição da formulação das novas metas de desenvolvimento sustentável para sua implementação.

Ele afirmou ainda que "o espírito de ação está encarnado no tema deste Dia Internacional da Juventude",  que é "Juventude e Engajamento Cívico".

Leia Mais:

Ban quer que jovens sejam mais ativos em cidadania global

Evento de alto nível na Assembleia Geral discute emprego de jovens

Estudante moçambicana fala sobre encontro com Ban após visita a gabinete

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031