Nações Unidas alertam sobre desafios para a saúde dos indígenas

Ouvir /

Ban Ki-moon cita falta de saneamento e de habitação adequados, falta de cuidados pré-natais, altos índices de diabetes e de suicídio entre jovens; Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo é celebrado neste domingo.

Indígena cozinha pequi na Amazônia brasileira. Foto: Ifad/Obiettivo Sul Mondo

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

A saúde e o bem estar dos povos indígenas de todo o mundo preocupam as Nações Unidas, que pedem mais atenção para a situação. O secretário-geral cita vários desafios, como a falta de habitação e de saneamento adequados.

A mensagem de Ban Ki-moon está ligada ao Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, celebrado este domingo, 9 de agosto. Ban destaca que o índice de diabetes entre os indígenas é alto e muitos abusam do álcool e das drogas.

Suicídio

Muitas indígenas grávidas não recebem cuidados pré-natais e outro problema é a violência doméstica. Ban lembra que as taxas de suicídio entre jovens e de mortalidade infantil também preocupam.

O chefe da ONU pede que essas questões sejam tratadas, com urgência, na nova agenda global de desenvolvimento sustentável. Ban Ki-moon ressalta que é preciso saber qual a maneira culturalmente mais apropriada de ajudar os indígenas a alcançarem o bem estar.

Comida Típica

Para um futuro mais justo, o secretário-geral lembra que os indígenas não podem ser deixados de lado, por isso ele apela à comunidade internacional a contribuir para a melhoria da saúde dos povos nativos.

O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Fida, destaca que nos últimos anos, vários alimentos típicos das comunidades nativas tornaram-se populares, como a quinoa.

Desnutrição

Mas ainda assim, no mundo todo, a nutrição inadequada está entre os principais problemas de saúde que afeta os  indígenas. Na América Latina, por exemplo, a taxa de subnutrição entre crianças indígenas é duas vezes maior que o índice médio da população.

O Fida avalia que com o aumento da demanda internacional por produtos como a quinoa, os estoques dos povos nativos estão diminuindo. Em 2007, a Assembleia Geral adotou a Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas, documento que afirma o direito dos indígenas à serviços sociais e de saúde.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031