Morte de blogueiro do Bangladesh recebe condenação da ONU

Ouvir /

Nilov Neel foi o quarto blogueiro assassinado no país este ano; em nota, secretário-geral afirmou estar "profundamente preocupado com estes crimes e seu impacto no exercício da liberdade de expressão no Bangladesh.

Ban durante coletiva em Nova York esta segunda-feira. Foto: ONU/Mark Garten

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral, Ban Ki-moon, e dois especialistas independentes em direitos humanos das Nações Unidas, condenaram a morte de Niloy Neel, o quarto blogueiro do Bangladesh assassinado neste ano.

Eles também pediram que os responsáveis fossem levados à justiça.

Liberdade de Expressão

Em um comunicado emitido por seu porta-voz, o chefe da ONU expressou "grande preocupação" sobre estes crimes e seu impacto no exercício da liberdade de expressão no Bangladesh.

Os relatores especiais para a liberdade de expressão, David Kaye, e execuções extrajudiciais, Christof Heyns, destacaram em nota que “usar vozes críticas como alvos busca promover uma cultura de medo e silêncio, que afeta a sociedade como um todo”.

Prevenção

O assassinato de Niloy Neel acontece após as mortes dos blogueiros Avijit Roy, em fevereiro; Washiqur Rahman, em março, e Ananta Bijoy Das em maio.

Os especialistas reiteraram seu pedido às autoridades do Bangladesh que considerem iniciativas específicas para prevenir a recorrência de ataques a escritores e ativistas.

Especialistas independentes ou relatores especiais são nomeados pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, com sede em Genebra. Eles não são remunerados e sua função é examinar e fazer relatórios sobre temas específicos de direitos humanos.

Leia Mais:

Para relator da ONU, países têm o poder de tornar a internet mais segura

Especialistas da ONU: “detenção contínua de jornalistas etíopes é inaceitável”

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031