Mianmar: agências humanitárias levam ajuda a áreas afetadas por enchentes

Ouvir /

Segundo dados do governo do país, até quinta-feira, mais de 330 mil pessoas foram afetadas e 88 morreram.

Foto: Acnur/S.L. Bik

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Após as chuvas de monção e a passagem do ciclone Komen terem causado grandes enchentes e fortes ventos em Mianmar, agências humanitárias estão chegando às áreas mais afetadas e a comunidades que precisam de ajuda de emergência.

As Nações Unidas e ONGs internacionais estão aumentando seu apoio às ações de resposta lideradas pelas autoridades do país, instituições locais, grupos da sociedade civil e pela Cruz Vermelha de Mianmar.

Resposta

Toneladas de alimentos para 103 mil pessoas e 620 mil comprimidos de tratamento de água já foram distribuídos, assim como outros itens de ajuda. A resposta está priorizando comida, abrigo, proteção, saúde, água e saneamento.

Os dados são do Escritório das Nações Unidas para a Cooordenação de Assistência Humanitária, Ocha.

Destruição

Equipes no terreno relatam cenas de ampla destruição de casas, plantações e infraestrutura. No entanto, em algumas áreas, as águas das enchentes estão começando a recuar.

De acordo com o Ministério do Bem-Estar Social, Assistência e Reassentamento, até  quinta-feira, mais de 330 mil pessoas tinham sido afetadas e 88 morreram. Mais de 217 mil acres de terras agrícolas foram destruídos.

Rádio

Segundo o diretor do Programa  Mundial de Alimentos, PMA, no país, "milhares de pessoas perderam casas, meios de subsistência, colheitas e estoques de comida e sementes".

Dom Scalpelli afirmou que "a segurança alimentar será gravemente afetada". Ele declarou que , em coordenação com o governo do Mianmar, a agência está agindo rápido para fornecer assistência emergencial e evitar que este desastre aumente a insegurança alimentar existente e desnutrição".

Já a representante em exercício do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, no país, Shalini Bahuguna, disse que a agência está trabalhando com o governo para enviar mensagens de emergência a comunidades locais através do rádio.

O objetivo é dizer à população como evitar doenças transmitidas pela água.

Leia Mais:

ONU libera US$ 70 milhões para operações de assistência a deslocados

Mais de 80 mil pessoas receberam comida em Mianmar após ciclone

ONU está prestando assistência a vítimas das enchentes em Mianmar

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031