Mais de 80 mil pessoas receberam comida em Mianmar após ciclone

Ouvir /

Meta do Programa Mundial de Alimentos é alcançar 200 mil civis nas áreas mais afetadas pelas cheias; governo e companhias aéreas locais ajudam agência da ONU a transportar a comida nas áreas inacessíveis por terra.

Cheias no Mianmar. Foto: PMA/Khin Khin Aung

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Programa Mundial de Alimentos, PMA, está trabalhando para entregar comida a mais de 200 mil pessoas nas áreas mais afetadas pelas enchentes em Mianmar.

Até o momento, 82 mil civis foram beneficiados pela entrega de alimentos, em regiões como Bago, Chin, Kachin, Rakhine e Sagaing, onde muitas comunidades estão isoladas pelo alto volume de água e danos nas estradas.

O PMA trabalha com o governo de Mianmar, ONGs locais e outras agências da ONU. Companhias aéreas da região, como Air KBZ e Myanmar Airlines estão transportando os alimentos do PMA de graça, para áreas inacessíveis por estradas.

Deslizamento de Terra

Após a passagem do ciclone Komen e das fortes chuvas, enchentes e deslizamentos de terras afetaram 250 mil pessoas em 12 dos 14 estados do país. O PMA calcula que pelo menos 208 mil civis precisam de ajuda alimentar imediata, mas os números podem aumentar.

O diretor do PMA em Mianmar, Dom Scalpelli, informou que "com tantas áreas inacessíveis, a agência ainda tenta entender de forma mais clara como as cheias afetaram a população". Ele prevê que a segurança alimentar seja muito afetada.

Arroz

Milhares de pessoas perderam suas casas, suas plantações e estoques de comida e de sementes e o objetivo do PMA é evitar que os civis fiquem desnutridos. A agência está fornecendo estoques, suficientes para um mês, de arroz, óleo, sal e biscoitos de alto teor energético.

Cerca de US$ 3 milhões são necessários por mês para fornecer toda a ajuda necessária aos afetados pelas enchentes e o PMA apela por ajuda financeira neste sentido.

Leia Mais:

ONU está prestando assistência a vítimas das enchentes em Mianmar

Unicef afirma que crianças em Mianmar sofrem “catástrofe dupla”

Angelina Jolie Pitt visita deslocados internos de Mianmar

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031