Iémen: chefe humanitário da ONU revela severa destruição em Saada

Ouvir /

Mercados, bancos e escolas foram arrasados na área considerada sob influência dos rebeldes; cidade foi visitada até esta sexta-feira pelo coordenador Humanitário das Nações Unidas para o país árabe.

Distribuição de colchões e cobertores para população refugiada no Iêmen. Foto: Acnur/A.Zabarah

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O coordenador Humanitário das Nações Unidas para o Iémen, Johannes Van Der Klaauw, disse ter testemunhado uma “severa destruição de infraestruturas civis” na cidade iemenita de Saada.

O responsável falou de mercados, bancos e escolas arrasados na área que já foi considerada um bastião dos rebeldes Houtis. Os confrontos no país opõem o grupo e o exército, que é apoiado pela coligação liderada pela Arábia Saudita.

Meios

Em nota emitida esta sexta-feira, em Genebra, Van Der Klaauw  enfatiza a importância da proteção da “vida dos civis e dos seus meios de subsistência” por todas as partes do conflito.

O pedido é que o tipo de infraestrutura seja poupado dos ataques aéreos e dos bombardeamentos. Ele lembrou que esses locais públicos não devem ser usados para fins militares.

Apoio

De acordo com a ONU, várias agências estão a prestar apoio às populações do país. O Programa Mundial de Alimentação, PMA, prevê a chegada de vários navios com abastecimentos para cidades como Al-Hodeidah, Saleef e Áden.

Desde o agravamento do conflito, em março, mais de 1,9 mil civis morreram e cerca de 100 abandonaram as suas casas.

De acordo com as Nações Unidas, o país tem 1,2 milhões de deslocados internos e 250 mil refugiados em “condições extremamente desafiadoras” a  precisar de assistência.

*Apresentação: Denise Costa.

Leia mais:

ONU libera US$ 70 milhões para operações de assistência a deslocados

Nações Unidas liberam US$ 25 milhões para operações no Iêmen

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031