Haiti: representante do secretário-geral saúda 1ª rodada das eleições legislativas

Ouvir /

Informação foi dada a jornalistas pelo porta-voz de Ban Ki-moon; segundo dados preliminares, atos de violência em algumas áreas levaram a interrupções das urnas e à morte de pelo menos três pessoas.

Stéphane Dujarric. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

A representante especial do secretário-geral da ONU para o Haiti saudou a realização da primeira rodada das eleições legislativas deste domingo.

A informação foi dada a jornalistas, nesta segunda-feira, pelo porta-voz de Ban Ki-moon na sede da organização, em Nova York.

Direito ao Voto

Segundo Stephane Dujarric, Sandra Honoré "elogiou todos os cidadãos que exerceram de forma pacífica seu direito ao voto em todo o país".

Ele disse ainda que organização desta primeira rodada foi feita pelo Conselho Eleitoral Provisório, o governo do Haiti e a Polícia Nacional Haitiana.

Violência

Dujarric relatou que "segundo informações preliminares, atos de violência em algumas áreas levaram a interrupções das urnas e à morte de pelo menos três pessoas".

A representante especial deplorou a perda de vidas e fez um apelo às autoridades haitianas que investiguem estes incidentes sem demora e levem os responsáveis à justiça.

Resultados

Honoré reiterou seus pedidos a que todos os envolvidos esperem os resultados da primeira rodada de forma pacífica e prossigam com o processo eleitoral em conformidade com a lei.

Ela voltou a declarar  o apoio contínuo das Nações Unidas às autoridades e à população do Haiti para a conclusão de seus eleições "transparentes, incluisivas e credíveis" e na manutenção do calendário estabelecido.

Leia Mais:

Eleições no Haiti serão “grande marco para a democracia”, afirma Ban

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031