Conselho de Segurança condena série de ataques terroristas no Afeganistão

Ouvir /

Ações na capital, Cabul, ocorreram na sexta-feira, matando pelo menos 70 pessoas, incluindo crianças; órgão lembra que ações violentas não podem impedir caminho rumo à paz e à estabilidade do país.

Civis no Afeganistão. Foto: Unama/Zachary Golestani

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança divulgou neste domingo uma nota condenando, nos termos mais fortes, "a série de ataques terroristas" ocorrida na capital do Afeganistão, Cabul, desde a madrugada de sexta-feira.

A cidade foi alvo de três ataques separados, e segundo o Conselho, duas ações foram reivindicadas pelo Talebã. Pelo menos 70 pessoas morreram, incluindo crianças, e centenas foram feridas.

Justiça

O órgão envia os pêsames às vítimas dos "atos hediondos" e ao governo afegão e reforça que os autores dos crimes "deploráveis" precisam ser levados à Justiça.

O Conselho de Segurança reafirma a necessidade de se combater todas as ameaças à paz e à segurança internacionais, como previsto na Carta da ONU. O órgão lembra que "atos terroristas são injustificáveis", independente da motivação, do local ou das pessoas que cometem os crimes.

Futuro

Medidas para combater o terrorismo devem ser tomadas pelos países, de acordo com o que mandam as leis internacionais de direitos humanos, é outro ponto da nota do Conselho de Segurança.

Segundo o órgão, "atos terroristas não podem mudar o caminho rumo à paz, à democracia e à estabilidade do Afeganistão, um ideal apoiado pelo povo e governo afegãos e pela comunidade internacional.

Leia Mais:

ONU condena novo ataque que matou pelo menos oito pessoas em Cabul

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031