Burundi: ONU fala de eleições municipais conduzidas de forma mais adequada

Ouvir /

Relatório preliminar da Missão de Observação Eleitoral das Nações Unidas compara votação do princípio desta semana às presidenciais; documento destaca questões de direitos humanos.

Eleições no Burundi. Foto: Menub

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Missão da ONU de Observação Eleitoral no Burundi, Menub,  disse ter faltado acesso da media independente às eleições municipais realizadas no princípio desta semana.

Nas conclusões preliminares sobre a condução do processo, a Menub destaca que este ocorreu de forma adequada e o ambiente  global foi mais propício à realização de eleições credíveis do que as presidencias e as legislativas.

Direitos Humanos

Falando à Rádio ONU, de Bujumbura,  o porta-voz da Menub, Vladimir Monteiro, disse que continuam entretanto os desafios na área dos direitos humanos.

“Foram eleições menos importantes em termos políticos, que a Menub observou no quadro do seu mandato. De forma geral, a  Menub reitera o fato de estas terem decorrido num ambiente propício, sem muita violência mas na ausência da cobertura dos media independente. Em relação aos direitos humanos tem se notado o agravamento da situação nomeadamente com a ausência da e liberdade de expressão com encerramento dos media privados, com detenção de pessoas, de manifestantes, de desaparecimentos e até assassinatos.”

Posse

O documento destaca que os principais desenvolvimentos políticos ocorridos  no país, incluindo a tomada de posse do presidente, não tiveram impacto direto no ambiente pré-eleitoral.

A animosidade política diminuiu do período de campanha e não resultou numa melhoria geral no respeito das liberdades de opinião e de expressão, informação, movimento e associação dos  burundeses.

A Menub realça que o foco da campanha eleitoral foram exclusivamente os problemas de desenvolvimento local e destaca que no geral, o espaço democrático permaneceu severamente restrito.

Leia Mais:

Ban exorta líder burundês a seguir a via da inclusão e reconciliação

ONU condena morte de ex-chefe do Estado-Maior do Exército do Burundi

ONU: situação no Burundi deteriora-se, com 96 mortos

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031