Acnur entrega ajuda a milhares de pessoas no sul da Líbia

Ouvir /

Agência da ONU afirmou que apesar do conflito foi capaz de prestar assistência a deslocados internos perto de Trípoli; porta-voz afirmou que muitas pessoas vivem em condições desesperadoras.

Crianças deslocadas pela violência em Trípoli. Foto: Acnur/L. Dobbs

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, afirmou que conseguiu levar ajuda a milhares de pessoas necessitadas no sul da Líbia.

A porta-voz da agência, Melissa Fleming, disse que neste ano, o Acnur prestou assistência a cerca de 60 mil deslocados internos.

Trípoli

Ela explicou que, apesar dos fortes confrontos, a agência distribuiu vários tipos de ajuda a milhares na região perto da capital, Trípoli e no sudoeste do país.

Fleming referiu que os funcionários da agência não estão a conseguir ajudar milhares de outros líbios que precisam de assistência. Ela pediu a todas as partes do conflito que permitam o acesso das organizações humanitárias.

A representante afirmou que "muitos dos deslocados estão a viver em condições desesperadoras e estão a precisar urgentemente de comida e de outros suprimentos não perecíveis".

Piores Combates

Ela declarou que a entrega da ajuda decorre num momento em que se registam os piores combates no sul do país desde a retomada dos confrontos em maio de 2014.

A porta-voz disse que através de organizações parceiras, como a International Medical Corps, conseguiu levar colchões, cobertores, tendas e material de cozinha para mais de 8 mil pessoas nas cidades de Sabha e Awbari.

Fleming explicou que a ideia era atender a 15 mil pessoas mas a violência e a insegurança na região impediram as operações.

Em Trípoli, as agências humanitárias conseguiram levar ajuda a quase 25 mil pessoas.

 

 

*Apresentação: Eleutério Guevane.

Leia Mais:

Enviado pede estratégia clara contra ação de grupos armados na Líbia

ONU assinala “atmosfera positiva” no fim da ronda de diálogo sobre a Líbia

Representante da ONU inicia conversas com partidos políticos da Líbia

Processo da Líbia pode ser concluído nas próximas semanas, diz mediador 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031