Unicef volta a fazer campanhas de prevenção do ébola na Libéria

Ouvir /

Confirmado recentemente novo caso no país, que havia sido declarado livre do vírus em maio; equipas da agência da ONU também estão a distribuir kits de higiene para lavagem de mãos.

Menina lava as mãos na Libéria. Foto: Unicef/NYHQ2015-0557/Irwin

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, começou a distribuir kits de emergência para comunidades na Libéria, após um novo caso de ébola ter sido confirmado.

O país havia sido declarado livre do vírus em maio, porém, no início da semana, foi confirmado que uma criança testou positivo para o ébola. O paciente não sobreviveu.

Prevenção

Segundo o Unicef, estão a ser distribuídas tendas para isolar as pessoas que estão em quarentena, além de kits de higiene, cloro e baldes para facilitar a lavagem de mãos.

Na província de Margibi, de onde surgiu o novo caso de ébola, as equipas do Unicef estão a ir nas casas das famílias a fazer campanhas sobre prevenção, para minimizar os riscos de novas infeções.

Escola

O representante do Unicef na Libéria, Sheldon Yett, declarou serem necessários todos os esforços para retornar "a zero casos de ébola". Nos próximos dias, a escola que era frequentada pela vítima será descontaminada e novas estações de higiene serão implantadas.

Nos países vizinhos Guiné-Conacri e Serra Leoa, novas infeções continuam a ser reportadas, mas em números menores do que no auge do surto. Na semana passada, foram confirmados 12 casos de ébola na Guiné-Conacri e oito em Serra Leoa.

Leia Mais:

OMS confirma novo caso de ébola na Libéria

Guiné-Bissau: comunidades rurais podem lidar melhor com eventual surto de ébola

OIM apoia ações para reduzir ébola para zero casos na Serra Leoa

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031