Unicef ajuda crianças afetadas pela falta de água em Alepo, na Síria

Ouvir /

Aumento das temperaturas prejudica mais a situação, com civis "sofrendo com o calor intenso"; sistema de abastecimento de água voltou a funcionar após semanas desativado.

Foto: UNICEF/Razan Rashidi

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O abastecimento de água na cidade síria de Alepo foi retomado, depois de ter sido interrompido nas últimas semanas. Mas o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, teme que novos cortes ocorram a qualquer momento.

A população de Alepo ficou sem água porque houve ataques contra sistemas de tratamento e distribuição, ou porque combatentes decidiram interromper o serviço.

O Unicef fez esta quarta-feira um apelo a todos os lados em conflito para que não cortem mais o abastecimento de água, ação proibida pela lei humanitária internacional.

Forte Calor

A agência da ONU destaca que os cortes recentes surgiram no "pior momento possível, quando os sírios sofrem com uma intensa onda de calor" durante o verão no Hemisfério Norte.

Segundo a representante do Unicef na Síria, Hanaa Singer, alguns bairros em Alepo ficaram sem água por três semanas, com milhares de crianças com sede, desidratadas e correndo risco de ficarem doentes.

Diarreia

Desde o começo do mês, 41% das crianças atendidas em clínicas do Unicef em Alepo estavam com diarreia. O Unicef está distribuindo tabletes de purificação de água para 1 milhão de pessoas e kits de saúde para tratar diarreia, suficientes para 18 mil crianças.

Para ajudar na crise, a agência aumentou a capacidade dos seus caminhões de água de 800 mil para 2,5 milhões de litros por dia, o maior volume de água já entregue desde o começo do conflito.

Ajuda

Por dia, cada pessoa recebe 15 litros de água e segundo o Unicef, cerca de 200 mil civis são atendidos em vários bairros de Alepo. A agência também está montando um sistema de coleta de água próximo ao rio Kwaik.

Mas apesar desses esforços, 500 mil pessoas na cidade ainda sofrem para receber água suficiente todos os dias.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031