Unesco denuncia assassinato de jornalistas hondurenhos

Ouvir /

Diretora-geral Irina Bokova reiterou que crimes contra profissionais da mídia não podem ficar impunes; ela declarou que o uso da violência para silenciar jornalistas "não pode ser tolerado porque também é um ataque à sociedade como um todo".

Foto: Unesco

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, denunciou nesta quarta-feira o assassinato de três jornalistas em Honduras.

Irina Bokova reiterou que crimes contra profissionais da mídia não podem ficar impunes.

Ataque à Sociedade

A chefe da agência condenou as mortes de Jacobo Montoya Ramírez, Juan Carlos Cruz Andara e Joel Aquiles Torres.

Bokova declarou que o uso da violência para silenciar jornalistas "não pode ser tolerado porque também é um ataque à sociedade como um todo".

Ela pediu às autoridades que acabem com a impunidade de crimes a jornalistas e assegurem que os responsáveis sejam levados à justiça.

Mortes

O repórter de TV Juan Carlos Cruz Andara, foi encontrado morto a facadas em sua casa na cidade de Puerto Cortés, em 23 de junho, aproximadamente cinco meses após ter relatado à polícia ter recebido uma ameaça de morte. O jornalista Jacobo Montoya Ramírez foi morto a tiros também em sua casa na cidade de Copán Ruinas, em 25 de junho.

Joel Aquiles Torres, dono de um canal de TV, foi morto a tiros enquanto dirigia seu carro na região de Comayagua, no início deste mês.

A chefe da Unesco emite declarações sobre o assassinato de trabalhadores da mídia conforme resolução 29 adotada pelos Estados-membros da agência em 1997. O documento é chamado “Condenação de Violência contra Jornalistas”.

Leia Mais:

Conselho de Segurança da ONU debate proteção a jornalistas

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031