Transformação económica em África é foco em conferência da ONU

Ouvir /

Falta de industrialização coloca continente em risco, avalia  chefe da Comissão Económica das Nações Unidas para África; Carlos Lopes discursou em Adis Abeba, onde ocorre a Conferência sobre Financiamento para o Desenvolvimento.

Rodovia na RD Congo. Foto: Banco Mundial/ Simone D. McCourtie

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A falta de industrialização coloca em risco o crescimento a longo prazo de África, segundo o chefe da Comissão das Nações Unidas para África, Uneca.

Carlos Lopes está em Adis Abeba, capital da Etiópia, a participar da Terceira Conferência sobre Financiamento para o Desenvolvimento. Esta quarta-feira, ele discursou num evento sobre a transformação económica do continente.

Exportações

Segundo ele, o sector de manufacturas estagnou durante a última década, sendo uma parte cada vez menor das exportações de África. Carlos Lopes declarou que o continente luta para criar empregos adequados aos jovens, o que será possível com a industrialização.

Agricultura, indústria e manufactura também contribuem de forma menor ao Produto Interno Bruto, PIB, enquanto a contribuição do sector de serviços é maior.

Investimentos

Lopes notou que África representa menos de 2% das exportações globais de manufactura. As exportações de produtos manufacturados caíram de 26% em 1995 para 16% em 2013. Em comparação, a exportação de manufacturados da Ásia chega a 70%.

Por sua vez, o presidente do Banco de Desenvolvimento Africano disse que "a infraestructura é a marca do desenvolvimento" do continente. Donald Kaberuka afirmou que na última década, o banco investiu US$ 28 mil milhões em infraestructura.

Alimentação

A presidente da Comissão da União Africana apresentou alguns dados: apenas um terço dos africanos tem acesso à eletricidade; 65% têm acesso à água e 38% ao saneamento.

Nkosazana Zuma notou que "para um continente com muita terra e água, África importa uma quantidade enorme de comida e ainda sofre com a insegurança alimentar". Segundo a Uneca, o continente importa 83% dos alimentos que consome.

Leia todas as notícias sobre a Conferência sobre Financiamento para o Desenvolvimento

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031