Total de pessoas desalojadas na Líbia dobrou desde setembro

Ouvir /

País tem quase 435 mil deslocados internos segundo agência das Nações Unidas; maioria está em Bengazi e sofre com o colapso do sistema de saúde e o fechamento de mais de 60 escolas.

Crianças deslocadas pela violência em Trípoli. Foto: Acnur/L. Dobbs

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Segundo a agência das Nações Unidas para refugiados, o total de deslocados internos na Líbia quase dobrou nos últimos meses. Em setembro, o país no norte de África tinha 230 mil desalojados e agora são mais de 434 mil pessoas que deixaram suas casas devido aos confrontos.

Equipas do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, contabilizaram quase 84 mil famílias deslocadas, mas os números podem ser ainda maiores. A própria agência está com dificuldades de alcançar todas as áreas afetadas pela violência devido à insegurança.

Ajuda

Com isso, fica mais difícil monitorar o número exato de deslocados internos. A maioria está na cidade de Bengazi, onde o Acnur trabalha com autoridades e ONGs locais para distribuir itens de ajuda.

Mas a agência está preocupada com a situação em Bengazi, devido ao colapso do sistema de saúde, ao fechamento de 60 escolas e universidades e aos índices de criminalidade, que também são altos.

Explosivos

Segundo o Acnur, explosivos e minas continuam a ser um perigo para a população de deslocados internos. A insegurança também impede que os civis retornem a suas cidades de origem, como Misrata, Trípoli e as Montanhas de Nafusa, no oeste do país.

Apesar dos desafios, a agência da ONU conseguiu distribuir itens de ajuda a mais de 10 mil deslocados internos em Misrata nos últimos dois meses.

Leia Mais:  

Enviado acredita que acordo sobre a Líbia poderá ser alcançado em breve

Morte de seis jornalistas na Líbia levanta “grande preocupação” da Unesco

Mediador saúda aceitação de plano de transição líbia por deputados de Trípoli

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031