Pnuma firma parceria com o Brasil para avaliar riscos do mercúrio

Ouvir /

Programa da ONU para o Meio Ambiente e Ministério do Meio Ambiente lançam projeto de pesquisa; impactos do mercúrio no sistema nervoso causam problemas no fígado, na tireóide e na vista.

Usina Mandal na Mongólia usando métodos livres de mercúrio. Foto: Pnuma

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O Programa da ONU para o Meio Ambiente e o governo brasileiro acabam de lançar um projeto para pesquisar os riscos do mercúrio. A proposta firmada com o Ministério do Meio Ambiente busca também facilitar a implementação da Convenção de Minamata no Brasil.

Segundo o diretor do Pnuma, Achim Steiner, a Convenção serve para aumentar a cooperação internacional contra a poluição causada pelo mercúrio e para diminuir os riscos à saúde da população.

Sintomas

Os impactos do mercúrio no sistema nervoso são conhecidos desde as épocas Grega e Romana, de acordo com a agência da ONU. A exposição ao mercúrio pode causar danos ao fígado, à tireóide, irritabilidade, tremores, problemas de visão e perda de memória.

O diretor do Pnuma revela que o Brasil emite 50 toneladas de mercúrio por ano, sem contar a exposição em áreas de extração de minério. Achim Steiner acredita que o projeto de pesquisa vai ajudar a quantificar melhor o total de emissões de mercúrio em água e terra e ampliar as ações para diminuir riscos.

Lâmpadas

A Associação Brasileira da Indústria Química afirma que o Brasil é a sétima maior economia mundial no setor químico. Apesar disso, a maioria dos estudos nacionais sobre mercúrio são sobre o uso na mineração.

O Pnuma destaca que o Brasil tem pouca experiência em coleta e descarte do mercúrio, como o encontrado em lâmpadas. O país consome, por ano, 300 milhões de lâmpadas, mas apenas 16 milhões são recicladas ou descartadas da forma correta.

O projeto com o Pnuma vai durar dois anos e terá o custo de US$ 2,5 milhões, sendo que US$ 820 mil são fornecidos pelo Fundo Global para o Meio Ambiente.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031