ONU faz alerta contra mais medidas de austeridade para Grécia

Ouvir /

Especialista independente da organização pediu aos credores que avaliem os impactos do acordo sobre os direitos humanos; Juan Pablo Bohoslavsky afirmou que está seriamente preocupado com relatos de falta de remédios e comida no país.

Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O especialista independente da ONU sobre Dívida Externa e Direitos Humanos, Juan Pablo Bohoslavsky, fez um alerta esta quarta-feira contra mais medidas de austeridade para a Grécia.

Bohoslavsky está em Adis-Abeba, participando da 3ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento.

Impactos

O especialista da ONU pediu às instituições europeias, ao Fundo Monetário Internacional e ao governo grego que avaliem os impactos das novas medidas sobre os direitos humanos.

Sua preocupação é a de que o plano de austeridade não seja implementado com um "custo para os direitos humanos da população".

Ele citou relatos de que o país já está em uma crise humanitária com falta de remédios e comida. Bohoslavsky espera "que o acordo fechado esta semana em Bruxelas evite uma crise maior na Grécia".

Segundo o especialista independente da ONU, "as novas políticas de ajustes devem respeitar as obrigações de direitos humanos que estão vinculadas não somente ao governo grego, mas também aos países credores e instituições financeiras".

Risco

Ele deixou claro que "existe um risco real de que algumas das medidas mais rigorosas possam ser incompatíveis com as leis de direitos humanos europeias e internacionais".

Bohoslavsky afirmou que "a prioridade deve ser em garantir que todas as pessoas no país tenham acesso aos direitos básicos econômicos, sociais e culturais". Nesse processo devem estar incluídos também os direitos à saúde, alimentos e previdência social.

O especialista disse que "a Grécia parece estar em uma situação em que a insolvência e a falta de liquidez são indistinguíveis".

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031